DICAS


Aumente suas possibilidades nos processos seletivos escrevendo corretamente e posicionando-se de forma correta frente às questões sociais.


Alguns exemplos das mudanças:
- Fim do sinal trema     Ü

- Hífen:
Não usar hífen quando o primeiro elemento terminar com letra diferente da que começar o segundo.
Não usar hífen quando o primeiro elemento terminar com vogal e o segundo começar com consoante, exceto o h. Exemplos anti-herói, sobre-humano.

Como era                                 Como ficou
Auto-conhecimento                           Autoconhecimento
Auto-escola                             Autoescola
Auto- estima                                     Autoestima

- Acento Agudo

Como era                                 Como ficou
Jibóia                                               Jiboia
Idéia                                        Ideia
Coréia                                               Coreia

Informe-se das demais mudanças que ocorreram. Prepare-se para a entrevista.
_______________________________________________


DICAS PARA ESTIMULAR UM BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL:


1. Cumprimente todas as pessoas na empresa. Nada mais antipático do que aquele profissional que ignora os subordinados e só cumprimenta os superiores. As palavrinhas mágicas - "bom dia", ”por favor," e "obrigado" - são obrigatórias no relacionamento diário com todos os colegas de trabalho, do faxineiro ao presidente da empresa.

2Desenvolva um espírito de cooperação e trabalho em equipe;
Se puder ajudar alguém em alguma tarefa ou trabalho, faça. A boa convivência no dia-a-dia de trabalho depende muito da reciprocidade entre as pessoas. Seja sempre proativo e atenda a todos com boa vontade.

3. Não minta! Mentiras, mesmo as chamadas "mentiras brancas" podem prejudicar a sua imagem profissional. Se precisar se ausentar do trabalho, por exemplo, em razão de algum motivo pessoal, conte a verdade ao seu chefe e não invente doenças ou lutos. A mentira, quando descoberta, mesmo que seja pequena, pode causar grandes estragos na sua carreira.

4. Evite repreender ou criticar as pessoas, principalmente subordinados, na frente dos outros. Se precisar fazê-lo, que seja em particular. Chame a pessoa para um lugar reservado ou uma sala privada e converse objetivamente sobre a questão. Não misture críticas profissionais com pessoais. Não agrida ou insulte o interlocutor com palavras grosseiras ou rudes. Lembre-se da regra universal: elogios públicos, críticas privada

5. Mantenha um canal de comunicação aberto com a equipe, como forma de minimizar tensões e fantasias acerca dos relacionamentos; não faça comentários da vida pessoal e não critique seus colegas.

6. Desenvolva um diálogo franco e aberto com todos os membros da equipe, facilitando o feedback.

7. Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.

8. Saiba receber um feedback. Saiba ouvir com objetividade, sem levar para o lado pessoal. “Seja de um colega ou da chefia.”

9. Seja pontual, não prejudique sua equipe e o bom andamento do trabalho, com faltas e atrasos, para não perder a confiança e o emprego.

10. Ao incorporar as características do cargo um nível acima do atual, seu comportamento, sua fala, seu estilo pessoal, apontará que está pronto(a) e tem o desejo de ser promovido(a), fará isso de tal forma que os responsáveis pela promoção irão percebê-la como tal.”

Marlene Paz

Postado dia 22 de fevereiro às 11:49HS
________________________________________



DICAS DE COMO SE SAIR BEM EM UMA DINÂMICA DE GRUPO:



1) Preste muita atenção também aos outros participantes,em suas atitudes e comportamentos. É com eles que você vai desenvolver a atividade. Se você tem um espírito natural de líder, por que não ocupar um papel de destaque?



2) Esteja totalmente atento`as explicações e orientações para o trabalho a ser realizado; procure entender o que será observado com o jogo ou situação criada. Libere toda sua criatividade e autenticidade. 


3) Mantenha o Equilíbrio e o bom senso. Não funciona, falar demais, gesticular de mais ou bancar o líder; menos ainda ficar calado e não participar.


Prepare-se, faça uma busca na internet e leia tudo sobre a Empresa, seja autêntico, e mostre com naturalidade suas qualidades e potencial.


4) Não seja afoito atropelando tudo e todos, observe os primeiros passos de todos, mesmo que você tenha dado iniciativa aos trabalhos; não se incomode de ser observado por uma ou mais pessoas, não deixe de participar por medo de parecer ridículo, solte-se e entre no jogo.



5) Trabalhe em equipe, ouça todos os membros do grupo e opine com base em argumentos sólidos. Ajude o grupo a conseguir o melhor resultado em relação ao que foi pedido pelo coordenador. Lembre-se de algumas palavras que devem nortear seu desempenho: sinceridade, iniciativa, personalidade, participação, criatividade, habilidade, ética, etc.


6) Dormir bem nos dias que antecedem a dinâmica é essencial para que não apresente aparência de cansaço ou abatimento;

Chegar no local marcado 15 minutos antes do horário marcado;



Vista-se discretamente, a apresentação pessoal é muito importante. São indicadas roupas confortáveis, uma vez que a tarefa pode exigir que o participante sente-se no chão. As mulheres devem evitar decotes e saias justa e curtas , sandálias muito abertas e saltos muito finos e altos, os homens, o jeans. Estes devem dar preferência às camisas de manga longa. Lembre-se que para cada lugar devemos vestir um tipo de roupa.





7) Importante lembrar que não nos comunicamos apenas

com palavras, elas são muito importantes,
mas os gestos, a postura, a higiene pessoal também nos "dizem" muitas coisas.
As mensagens sensoriais no caso olfativa e visual, podem quebrar o gelo ou podem depor contra o candidato.



8) Escolha bem as palavras capriche no português, sem entretanto cair na de tentar armadilha de falar difícil, não esqueça: uma boa comunicação deve ser clara e objetiva recuse os adjetivos desnecessários e elimine a girias. Tente estabelecer uma comunicação leve e descontraída.




9) Antes de se apresentar às empresas , faça uma auto-avaliação, procure saber se você tem um perfil de qualificações compatível com sua área de atuação. Você pode começar se perguntando: "O que eu mais gosto de fazer?""Que assuntos me motivam?" "Em que situações eu desempenho melhor as minhas habilidades?" " Nos trabalhos que eu ja efetuei,quais deles me trouxeram maior satisfação?" "Tenho mais facilidade para lidar com numeros ou com pessoas?" "Quais são as qualidades que fazem parte do meu perfil e que eu posso aplicar no meu trabalho?"



10) Possuindo um bom nível de auto-conhecimento, se identificando totalmente com o cargo ou posição que irá pleitear, será hora de buscar as organizações as quais se identifica. Mas, para isso, você deve arregaçar as mangas, e com um comportamento voltado à auto -iniciativa não apenas buscar, mas criar as oportunidades de entrevistas para colocação.